domingo, 29 de abril de 2012

Lixo Eletrônico

Verdade seja dita !!! Podemos sim nos acostumar com menos plástico !! Massss e com menos tecnologia??                                              Você já parou pra pensar sobre o assunto??? 
Um dia desses estava organizando minhas gavetas e me deparei com 3 celulares bem antigos e quebrados que não utilizo mais. Da mesma maneira, creio que todos já passaram por estas pequenas situações que se tornam cada vez mais corriqueiras diante de tanta modernidade e consumismo extremo. 

Realmente todos estão se rendendo a temática da Sustentabilidade e desfazendo a ideia poética da temática. Lixo é ouro !! Essa é a verdade !! Por isso cada vez mais a Logística Reversa ganha mais adeptos e fãs.

Dar destinação correta e separação de todo material dos eletroeletrônicos sai mais dispendioso que a própria fabricação do produto !!! 

"...Pilhas, baterias, celulares, computadores, eletrodomésticos, cd’s, dvd’s, lâmpadas e muitos outros, contaminam o solo, a água e trazem danos ao meio ambiente e à saúde se não descartados em locais adequados. Grande parte destes resíduos são reutilizados em equipamentos novos ou reciclados em outros produtos..."


Curiosidade:

                      

Importante saber que: 

           A política nacional dos resíduos sólidos (PNRS), sancionada em agosto de 2010, determina que União, Estados e Municípios elaborem planos para tratar os lixos sólidos, estabelecendo metas e programas de reciclagem e responsabilizando as industrias pelos produtos eletrônicos produzidos por elas. Pois é ! De acordo com a lei os eletroeletrônicos deverão retornar para a empresa a fim de que esta se responsabilize pela destinação correta. E a PNRS aborda também a questão de todos nós, consumidores, compartilharmos a responsabilidade do ciclo de vida dos produtos: separando, armazenando e consequentemente dando a destinação correta.

Onde posso descartar o meu LIXO ELETRÔNICO ?

              Uma das iniciativas para ajudar a dar um destino correto para o lixo eletrônico é o site: e-LIXO maps. O site ajuda a localizar os postos de coleta mais próximos de acordo com o seu endereço e sua necessidade !! (O site é uma parceria do Instituto Sérgio Motta com a Secretária do Meio Ambiente do estado de São Paulo) Muito legal mesmo !! Vale realmente a pena conhecer o site !


Quando afirmo que lixo é Ouro olha só:

De uma tonelada de celular é possível extrair: 150  a 200 gramas de OURO !! 3 a 4 kg de PRATA !! e 100 a 120 kg de COBRE !!!

O Globo repórter que foi exibido dia 27 de abril, nesta sexta, nos mostra um pouco do assunto abordado. Quem não viu, pode dar play: 




Espero que tenham gostado !! 

Faça sua parte !!

Um grande abraço.

Adriana Souza


















sábado, 14 de abril de 2012

O charme do Puff ecologicamente correto.






Nossaaaaa, quantas saudades desse cantinho que é só nosso ! =)
Esses dias... uma correira daquelas, sabem como é né? Dar conta de final de curso, começo de mestrado, alegria, alegria, tudo dando certo, muito trabalho, daí já viu...; o blog ficou paradiiinhoooo =/  =/ =/ Sorryyyyyyyyyyyy


Navegando em alguns sites vi uns puffs charmosíssimos que chamaram realmente minha atenção e que vale super a pena dar uma conferida, aí deu umaaaaaaaaa vontaaaade de postar que chegou a doer o coração de saudade daqui !! Pois bem, aqui estou eu !!!

Dá só uma olhada nos puffs feitos de caixotes, nossa, muito lindos: 





Quem curtiu e quiser dar mais uma conferida, tem um site super bacana que é A cAsA aLtErNaTiVa, lá tem muita coisa linda de ver que vale a pena "copiar" da melhor maneira possível.

Afinal.....estamos aqui para criar, recriar, reduzir, reciclar e mandar ver na criatividade e no talento que existe em cada um de nós ; ) 

Espero que gostem !!

Muita Alegria no coração de todos !!
Bjbjjbj

Adriana Souza